segunda-feira, 13 de julho de 2009

Tutorial para salvar seu MP4

LEMBRANDO QUE, FAÇA ISSO APENAS SE VC TIVER CERTEZA DO QUE ESTÁ FAZENDO OU SE SEU MP4 MORREU DE VEZ!

Meu MP4 fica resetando toda hora!
-Estática, ligue seu MP4 e coloque ele perto de um monitor de PC, se o monitor distorcer a imagem é porque seu MP4 está com problema de estática, e isso pode causar o resetamento. Pode-se resolver fechando todas as saidas da placa com o exterior, em outras palavras, abra o MP4 e empanturre-o de fita isolante.

-Problema de solda-fria, ou seja, se você carrega muito no bolso seu MP4, a solda dele derrete e racha, dá pra consertar? Não, no máximo você pode tentar resoldar tudo ou esquentar a solda de novo, mas só dá certo nas 50% das vezes.

Meu MP4 tem XXMb/Gb de memória, mas mostra muito menos!
-Memory Stuck, um problema causado quando algo fica "preso" na memória dele, isso ocorre muito quando vc usa algum arquivo do seu MP4 ligado na USB com gravação direta. Exemplo, você tem um arquivo e edita ele no Photoshop diretamente no MP4.
Outra é a retirada do seu MP4 sem utilizar o comando de Remover Hardware com segurança.
Você pode resolver isso usando o Formating Tool (abaixo na parte de Softwares).

Formatei meu MP4 em fat32 e ele parou de funcionar.
Tente fazer o tutorial abaixo ou formata-lo, se não resolver, lixo.
Lembrando, formatar apenas usando Format Tool ou usando fat16!!!

Meu MP4 não liga mais, fica na tela de "Starting" e não sai dalí.
Meu MP4 simplismente apagou e não liga mais
-Você tentou atualizar o firmware.
-Do nada aconteceu isso.
Em ambos os casos o tutorial serve em 90% dos players. Oque ocorre é que o pessoal tem mania de comprar e caí no conto do "atualizar" firmware, na verdade existem milhares de firmwares por aí, e nenhum serve pra atualizar um já existente. A cada novo firmware já é criado um novo player para carrega-lo.
Daí vem os problemas, alguns comuns são que depois de atualizar a bateria não mostrar carga (o fato dos players sempre aumentarem a capacidade e o fw ser já programado pra tal carga), ou tudo não caber na tela, isso ao atualizar erroneamente para um fw de um MP4 com tela maior.
Este tutorial irá lhe guiar nestes problemas.

Material
-Seu MP4
-Chave 1,2mm

Softwares
-MP4 Utilities (Vem com Update Tool para instalar o fw, e o Formating Tool para formatar o aparelho de maneira correta.)
[Only registered and activated users can see links] ([Only registered and activated users can see links])

-S1fwx (Serve para extrair o fw, que é gravado no formato .bin, bom para vc fazer cópias de segurança de seu firmware. Basta abrir o programa no DOS e escrever extract e em seguida mostrar a letra da unidade pertencente ao MP4)
[Only registered and activated users can see links] ([Only registered and activated users can see links])

-O Firmware (Use o S1fwx em um outro MP4 igual ao seu ou procure no link e teste no chute ou olhe o numero da sua placa e use um certo.)
[Only registered and activated users can see links]

Físico
-Mãos de fada e paciência.


ABRINDO O MP4
Não é um bicho de 7 cabeças, desligue da USB e coloque a chave principal em OFF.
Apenas desparafuse, o que eu usei no exemplo é um MP4 mais antigo e compacto, os em formato de Ipod são tão fáceis como este.
Depois de desparafusar CUIDADO: Retire com cuidado a tampa senão você quebra os botões!
[Only registered and activated users can see links]
A bateria de alguns fica em cima da placa como este, fica grudada com uma espécie de cola com uma borracha, retire a bateria com cuidado usando algo mole como uma cartolina forçando de leve a cola. Os MP4 com formato de Ipod a bateria fica separada da placa, sendo mais fácil.
[Only registered and activated users can see links]

O CURTO
Agora é necessário dar um curto na placa, fazendo que ela resete.
Ligue seu MP4 e insira-o na USB do seu PC.
Muita gente acha que o curto é algo sem noção, mas é MUITO mais simples. Primeiro olhe a placa, você verá 2 chips, um maior e outro menor, o menor é o chip de memória, o maior é o chip lógico do MP4, ele nos interessa.
[Only registered and activated users can see links]
Com ele ligado no PC via USB passe a chave de fenda LENTAMENTE sobre o canto direito do chip, quando ela estiver mais menos no local apontado pela chave na foto, o Windows vai mostrar reconhecer e dar um aviso de novo hardware encontrado: "ADFU server".
[Only registered and activated users can see links]
Deixe que o Windows instale o hardware pra você sozinho, ele já tem o drive por default.

INSTALANDO O FIRMWARE
Pronto, agora é abrir o Update Tool, ele irá dar uma mensagem que seu MP4 está em recovery mode, dê ok, selecione o Firmware e dê update e em segundos ele irá instalar o novo firmware.
Feche tudo, dê Remover Hardware com Segurança e teste seu MP4, se não funcionar, pode ser o firmware que vc pegou esteja errado, nisso, use o Update Tool de novo, caso não funcione mesmo com um Firmware de um aparelho idêntico

nao tem ?
como fazer ?
tenho uma lista aki no forum sobre a atualizaçao e um tuturial como atualizar