AVISO:
O PROCEDIMENTO LIDA COM LÂMINAS E MATERIAL QUENTE. SE VOCÊ FOR CRIANÇA, PEÇA AJUDA A UM ADULTO. SE VOCÊ NÃO TEM PRÁTICA, PEÇA AJUDA A QUEM TEM.
Você não acha horrível quando é impossível ler certo texto por ele ser pequeno demais e muito embaçado? Gostaria de utilizar resolução 480p? Ou até maior, dependendo do modchip?
Este tutorial ensina como montar um cabo para conectar o PS2 à entrada YPbPr da TV.
Sobre o padrão Vídeo Componente
O PS2 suporta o padrão Vídeo Componente, que consiste na transmissão da imagem separada em três componentes: brilho (imagem em preto e branco), vermelho e azul. As convenções são as seguintes:
*Y, Luma ou Luminância: sinal de brilho
*Pb ou Cb: sinal azul (b – blue), uma das três cores-luz primárias
*Pr ou Cr: sinal vermelho (r – red), outra cor-luz primária
O verde é obtido através da diferença entre o Y e as outras duas cores.
Outros padrões suportados pelo console são o Vídeo Composto, onde a imagem é enviada toda por um mesmo fio e o S-Vídeo, onde as informações são separadas em dois canais: Y e C (chroma, sinal cromático).
Este é um cabo Vídeo Componente comum. Possui 5 plugs RCA: três de vídeo e dois de áudio (respectivamente da direita para esquerda). |
Já o cabo Vídeo Composto que acompanha o console apenas possui uma saída de vídeo (plug amarelo). |
Esta é a aparência comum de uma conexão YPbPr numa TV. Também pode se chamar YCbCr |
Material necessário:
Ferro de solda e liga de estanho
Plug A/V da linha Playstation
5 plugs RCA e fios (aconselho a compra adicional de fios de pequeno diâmetro para facilitar a soldagem)
Fita isolante
Como fazer:
Visite seu amigo técnico e peça um plug AV que esteja entre a sucata. Esse plug deve conter TODOS OS PINOS. Outra opção é comprar um cabo A/V genérico, pode ser daqueles de menos de R$10. Porém, ele pode conter um revestimento sobre as soldas (silicone?), que pode ser derretido, MAS QUE PROVAVELMENTE LIBERA FUMAÇA TÓXICA - cuidado. Compre o restante do material em lojas de eletrônica.
Esta é a pinagem do conector AV fêmea no console. Abram o plug que conseguiram do técnico e vejam que os pinos estão dispostos em duas fileiras, mas mantendo a ordem numérica. Caso as partes do plug sejam coladas, force com um objeto pontudo. |
Representação do interior do plug AV macho. Apesar das duas fileiras, a contagem é em fila única (impares embaixo, pares em cima). |
Os contatos a serem soldados aos fios são:
2 - M_R - Solde à fase (fio interno do plug RCA) do plug Pr ou Cr (Red)
4 - M_B - Solde à fase do plug Pb ou Cb (Blue)
8 - M_Y - Solde à fase do plug Y (Luma)
9 - M_AUR - Solde à fase do Áudio Direito (Right)
11 - M_AUL - Solde à fase do Áudio Esquerdo (Left)
10 e 12 - Esses são os terras, tanto de áudio como de vídeo. Os terras de todos os plugs (fios externos) são soldados nesses dois pinos, juntos.
Resumo visual:
Cuidado para não soldar por engano o pino 3, pois este enviará uma corrente elétrica.
Caso haja algum outro erro nos contatos, a imagem aparecerá com cor alterada. Algumas vezes, isso não será tão perceptível durante o boot. Para não ter de esperar o jogo carregar, repare nos “cometinhas” da tela de boot. Eles devem ter as cores dos botões do gamepad: vermelho, magenta, azul e verde. Qualquer coisa diferente, desligue o console e verifique as soldas.
Isole com fita qualquer emenda feita. Feche o plug AV com firmeza para que não fique bambo no console, caso contrário, imagem e som poderão ficar distorcidos ou sumir. Verifique as conexões para ter certeza de que nenhum pino está torto.
Após conectar o cabo ao console e a TV, entre na configuração do sistema e escolha o padrão de imagem Y Cb/Pb Cb/Pr.
Depoimento
Jogos exclusivamente em sistema de cores PAL (europeu) fucionam normalmente na minha TV, evitando necessidade de ajuste pelo modchip, que causa um corte na imagem. O único incômodo é o efeito flicker, ou seja, piscadelas causadas pela diferença de reposição entre PAL (50Hz) e NTSC (60Hz). Algumas pessoas sentem dores de cabeça em tal situação. Se não houver esse problema, não é difícil se acostumar.
Qual a grande diferença de um cabo home-made e um da Sony
No da Sony, há uma blindagem eletromagnética que o protege de interferências, assim como o trançado dos fios que é diferente. Segundo dizem, isso só é útil quando o sinal da interferência realmente já existe, ou se o cabo fosse muito mais extenso. Além disso, o cabo original tem contatos banhados a ouro, mas você também pode encontrar plugs assim em lojas de eletrônica.
Uma pequena dúvida
O pino 1 - M_G serve para o sinal Green usado no padrão RGB. Talvez ele deva ser soldado ao cabo Y, porém não cheguei a testá-lo. A idéia é reforçada pelo fato do PS2 ter de ser configurado para exibir RGB ou Componente. Mas tenho quase certeza de que, sem esse pino soldado, o cabo não funcionaria num monitor que aceite Sync On Green.
Nenhum comentário:
Postar um comentário